quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sugestões para o relatório individual do desenvolvimento do aluno.

 Aspectos a serem observados  nos diferentes eixos curriculares:

 Comportamento social

Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);
Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);
Demonstra atitudes críticas diante de momentos conflitantes;
Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas;
Coopera com colegas e professora;
Apresenta cuidado com seus objetos pessoais;
Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
Participa da roda da conversa;


Movimento

Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora. 
Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
Valoriza suas conquistas corporais.
Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
Caminha sobre uma linha sem cair.
É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.

Matemática
Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho.
Identifica os números.
Separa objetos de acordo com o numeral em destaque.
Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado.
Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora.
Consegue  montar quebra-cabeças pequenos/grandes.
Identifica conjunto como um agrupamento de elementos.
Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.
Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação.
Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares.

Linguagem oral e escrita

Aprecia ouvir histórias.
Está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita;
Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem);
Não faz relação entre o que fala e escreve;
Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
Relata acontecimentos com riqueza de detalhes.
Identifica  o seu nome.
Identifica o nome dos colegas.
Reconhece as letras do alfabeto.
Identifica as vogais.
Consegue formar algumas sílabas, construindo palavras.

Artes plásticas e cênicas

Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
Gosta de desenhar;
Interessa-se por diversos recursos artísticos;
Manuseia a massa de modelar com interesse;
Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias

Um comentário: